Começam os trabalhos para instalar uma nova claraboia na sede do Museu Nacional
As obras no Paço de São Cristóvão, sede do Museu Nacional/UFRJ, seguem em ritmo intenso. Os últimos dias foram dedicados ao içamento de mais de 5 toneladas de vigas e pilares que serão a base da futura claraboia do pátio da escadaria.
A claraboia é uma das inovações do projeto de arquitetura e restauro do Museu Nacional, e já conta com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O plano de montagem das peças e a sua execução respeitam todas as normas relacionadas à qualidade técnica, segurança das pessoas e gestão de riscos ao patrimônio.
A cobertura do pátio da escadaria era uma premissa e necessidade anteriores ao incêndio. Ela vai garantir uma melhor conservação da escada instalada no início do século XX que, desde então, ficava na área descoberta do pátio, o que provocava danos aos revestimentos. A estrutura vai oferecer mais conforto no acolhimento do público e possibilitar a climatização do ambiente, ajudando a conservar ornamentos e acervos que poderão ser disponibilizados na área.