Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaLinha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoEventosExposiçõesEducativoDiálogosDoaçãoCooperaçãoPatrocíniosInstitucionais

Perguntas Frequentes

É o resultado de uma cooperação técnica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale para coordenar as atividades de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.

Mais informações AQUI

 

  • Reconstruir e restaurar o Palácio de São Cristóvão, sede do Museu Nacional/UFRJ;
  • Reformar o prédio anexo Alípio de Miranda Ribeiro;
  • Restaurar os jardins históricos localizados na Quinta da Boa Vista;
  • Desenvolver a nova museografia da instituição;
  • Reformar e a ampliar a Biblioteca Central do Museu Nacional/UFRJ;
  • Construir o Campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional/UFRJ.

O Projeto conta com patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Logo após o incêndio de 2018, uma missão de especialistas internacionais ajudou o Museu Nacional e a UFRJ no diagnóstico da situação e na avaliação dos danos causados ao edifício e à sua coleção.

Obras e serviços emergenciais foram realizados, como a retirada dos escombros, escoramento do prédio, instalação de telhado provisório e de contêineres para apoio ao Resgate de Acervos.

As obras na Biblioteca e no Campus de Pesquisa e Ensino já começaram. Em fevereiro de 2021, foram iniciados os trabalhos de higienização e proteção de ornatos e elementos artísticos que sobreviveram ao incêndio. O projeto de arquitetura e restauro do Paço de São Cristóvão e seu anexo está em fase inicial.

Consultores e especialistas do Projeto Museu Nacional Vive também atuam na elaboração de referenciais técnicos para licitações de paisagismo, obras de recuperação das fachadas e coberturas do Paço, projeto museográfico, entre outras atividades essenciais para a reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE