Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaLinha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoEventosExposiçõesEducativoDiálogosDoaçãoCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Institucionais

A reconstrução do Museu Nacional tem o apoio das instituições do Projeto Museu Nacional Vive e de diversas outras, tanto nacionais quanto internacionais, que vem colaborando com recursos financeiros e técnicos, desde o trágico incêndio ocorrido em 02 de setembro de 2018.

Dentre as instituições parceiras estão o Governo Alemão, que já contribuiu com a doação de cerca de 4 milhões de reais, recursos que têm viabilizado diversas atividades importantes para recuperação do acervo – sendo uma delas a reintegração de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil. O Museu Nacional recebeu também o apoio financeiro dos governos da França e de Portugal; e do British Council. Além destes, o Goethe-Institut tem oferecido importante apoio técnico, favorecendo o diálogo entre o Museu Nacional e diversas instituições museais das Américas e da Europa, que culminará em uma Conferência Internacional de Museus, organizada em parceria com o Ministério de Relações Exteriores do Governo Alemão, que tem por objetivo discutir temáticas relevantes para os museus de História Natural.

O Projeto conta com o apoio de um Comitê Institucional, formado por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais que possam acompanhar e contribuir com sua implementação. Parte integrante da estrutura de governança, este Comitê é composto atualmente pelas seguintes instituições, que têm contribuído para o fortalecimento institucional do Projeto: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Câmara Comunitária de São Cristóvão, Conselho Internacional de Museus – ICOM, Goethe-Institut, Governo Alemão, Ministério da Educação (MEC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além da UFRJ, UNESCO, Instituto Cultural Vale e BNDES.

Instituições interessadas em fazer parte desta grande mobilização e contribuir com a reconstrução do Museu Nacional podem entrar em contato pelo e-mail parcerias@museunacionalvive.org.br

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE