Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Diálogos

O Museu Nacional segue conversando com a sociedade! Em sala de aula ou na Quinta da Boa Vista, na Mangueira ou na Maré… O Museu segue atuando em diferentes contextos sociais por meio de cursos, eventos e projetos que estimulam a troca de conhecimentos e o diálogo entre ciência e saber popular

Apenas em 2019, mais de 70 mil pessoas, de 7 estados do País, participaram das atividades.


FESTIVAL NA QUINTA DA BOA VISTA

O Festival Museu Nacional Vive oferece programação educativa e cultural, aproximando o público do acervo e dos projetos do Museu. 

ANIVERSÁRIO DO MUSEU

Oficinas, ações culturais e de acesso à produção científica marcam o “Ciência, História e Cultura: o Museu na Quinta da Boa Vista”, um projeto que mobiliza toda a instituição para celebrar essa data tão especial com o público! 

Créditos: Erbs Jr.

MENINAS CIENTISTAS

Lugar de menina é onde ela quiser! Duas vezes por ano, o Departamento de Geologia e Paleontologia abre inscrições para o curso Meninas com Ciência, que incentiva a curiosidade e o pensamento científico por meio de oficinas lúdicas e educativas.

RENASCER DAS CINZAS          

O projeto “Renascer das cinzas: memórias, histórias e trajetórias do Museu Nacional/UFRJ” coletou depoimentos do público, de estudantes e servidores que compartilharam a dor pela incêndio e a esperança com a reconstrução do Museu. Confira o teaser do documentário:

MUSEU NA MARÉ

Ações do projeto Museu Nacional Vive envolvem também estudantes da Maré. O documentário ‘Maré de Sonhos’ e uma versão da mostra Quando Nem Tudo Era Gelo” – que virou “Quebrando o Gelo” -, são alguns dos resultados desse encontro potente entre o Museu e a comunidade.


Conheça mais projetos e ações de Extensão Universitária do Museu Nacional aqui.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE