Unesco visita obras na sede do Museu Nacional/UFRJ
A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e a Diretora e Representante da Organização no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto visitaram no último dia 19 de novembro as obras na sede do Museu Nacional/UFRJ e puderam conferir os avanços na restauração deste que é o primeiro museu do país.
As diretoras foram recepcionadas no Paço de São Cristóvão por Roberto Medronho, Reitor da UFRJ; Ronaldo Fernandes, Diretor Adjunto Técnico Científico do Museu Nacional/UFRJ; Larissa Graça, Gestora Técnica e Estratégica do Projeto Museu Nacional Vive (PMNV); e Mariângela Menezes, Presidente da Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN).
Guiada pela museóloga Amanda Cavalcanti (MN/UFRJ) e pelos consultores do PMNV, Caio Gonçalves Dias (gestão das novas exposições) e Patricia Hockensmith (relacionamento institucional), a comitiva viu de perto o bom andamento dos trabalhos, durante a visita no dia 19 de novembro, em diversos setores da edificação histórica, incluindo a restauração da sala do meteorito Bendegó e a instalação de uma claraboia sobre o pátio da escadaria central.
Após a visita, a Diretora-geral da UNESCO reafirmou em suas redes sociais os compromissos com o PMNV, destacando esforços para recomposição das coleções: “Desde 2018, a UNESCO organiza uma série de encontros com países parceiros do Brasil para incentivá-los a doar obras. Essa iniciativa já mostra resultados. Áustria, Dinamarca e Portugal já anunciaram doações para o Museu Nacional. Alemanha, França e Estados Unidos aceitaram oferecer apoio material e financeiro. Outras doações estão atualmente em negociação e esperamos concretizá-las em breve”.
A UNESCO integra o Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive.