Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2024TransparênciaLinha do TempoNotíciasCronogramaVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeCampanha DOEEventosEducativoDiálogosDoação (Imposto de Renda)OuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

BNDES lança videorreportagem sobre a reconstrução do Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou a videorreportagem “Patrimônios pro futuro: Museu Nacional”. Com imagens que revelam detalhes da reconstrução do Paço de São Cristóvão, o produto especial apresenta também entrevistas exclusivas com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e a chefe do departamento de Cultura, Relacionamento Institucional e Marketing do banco, Luciane Gorgulho; o diretor do Museu, Alexander Kellner; a gestora técnica do Projeto Museu Nacional Vive, Larissa Graça; e Mariângela Menezes, presidente da Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN).

Para Aloizio Mercadante, o Museu Nacional é um símbolo maior do conhecimento, da ciência e da memória do Brasil. Segundo ele, o apoio decisivo do Banco para a sua reconstrução reforça o compromisso do Governo Federal com a preservação do patrimônio histórico e com a educação. “Vai ficar uma cicatriz na nossa história, mas o Museu se reconstrói: ele vai ser tão importante para as futuras gerações quanto foi para a minha”, afirmou.

O BNDES apoia financeiramente o projeto Museu Nacional Vive, que abrange o restauro do Paço de São Cristóvão, a reforma e readequação do prédio da Biblioteca Central,a implementação do Campus de Pesquisa e Ensino, e ações de divulgação e ativação. O Banco lidera ainda o Grupo de Trabalho para Segurança e Sustentabilidade, que está estruturando um fundo patrimonial destinado à sustentabilidade financeira de longo prazo do museu.

Confira:

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE