Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

Festival Museu Nacional Vive anima a Quinta da Boa Vista no domingo (03)

Marcando os cinco anos de trabalhos para reconstruir o Museu Nacional/UFRJ, a instituição e os parceiros do Projeto Museu Nacional Vive (UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale), convidam a comunidade para viver um domingo repleto de ciência, cultura e gastronomia.

A edição 2023 do Festival Museu Nacional Vive acontece a partir das 10h deste domingo (03/09), e será ainda uma oportunidade para o público ver de perto os avanços na restauração do Paço de São Cristóvão.

“As pessoas sentem falta do Museu Nacional/UFRJ. E nós sentimos muita falta de receber essas pessoas no nosso Palácio, que está em fase de reconstrução. Nossos funcionários, pesquisadores e estudantes anseiam por esse amplo contato com o público para apresentar os trabalhos que têm realizado e esse festival é perfeito para que promovamos a grande festa da Ciência do Rio de Janeiro. O momento do luto passou e precisamos celebrar, anualmente, o fato de o Museu Nacional estar vivo”, registra o professor Alexander Kellner, diretor da instituição.

Confira a programação completa e participe!

TENDA CULTURAL
11h30 – Companhia Folclórica do Rio – UFRJ
13h30 – Unicirco Marcos Frota
15h30 – Roda de Samba com o Grupo Arruda

RODAS DE CONVERSA
10h – A Coleção Regional do Museu Nacional, com a Dra. Carla Costa Dias
12h30 – Povo Iny Karajá da Ilha do Bananal (Tocantins) + Pintura corporal e grafismos

VISITA EDUCATIVA
O que é um Herbário?
Visita ao Herbário do Museu Nacional, com jogos e oficinas.
Público-alvo: a partir de 05 anos
Horários: 10h, 13h e 17h (duração: 40 minutos)
Local: Horto Botânico
*Necessário inscrição prévia

FEIRA JUNTA LOCAL
10h às 17h30 – Produtores comercializando comida boa, local e justa

TENDA CIENTÍFICA
Atividades educativas promovidas por diferentes setores do Museu Nacional/UFRJ
Das 10h às 16h

A coleção didático-científica da SAE (Seção de Assistência ao Ensino)
Exposição de exemplares de diversos grupos zoológicos

A fauna de Collembola do Horto Botânico
Um painel revela a fauna encontrada no Horto Botânico do Museu Nacional/UFRJ.

A incrível diversidade dos Peixes
Atividades expositivas e interativas, com exemplares preservados e taxidermizados. Apresentação dos princípios de identificação de peixes por meio de sequências genéticas.

A Taxidermia do Museu Nacional/UFRJ
Conheça a técnica clássica para empalhamento de animais

Além de cores aladas: conhecendo os lepidópteros
Popularmente conhecidos como borboletas e mariposas, os lepidópteros são pequenos seres que desempenham papéis fundamentais para a natureza e a sociedade

ColDigi: Coleções Digitais do Museu Nacional/UFRJ
Descubra como o Museu digitaliza suas coleções. Você terá a oportunidade de escolher uma peça do acervo e fazer a sua própria foto, como se fosse um dos nossos pesquisadores. Além disso, um laptop passará imagens e um vídeo de modelo 3D criados pelo projeto.

Conhecendo a Diversidade dos Fósseis invertebrados
Exibição de fósseis que revelam a diversidade dos invertebrados

Conhecendo as estrelas-do-mar e seus parentes
Exemplares vivos e secos de equinodermos estarão expostos ao público

De cara com a ciência
Um jogo divertido, que mistura ciência e conhecimento para relevar personagens históricos do Museu Nacional/UFRJ.

De volta ao Rio Paru
O rio Paru, localizado no Pará, foi cenário da expedição científica de 1952, realizada pelo naturalista Dr. José Cândido de Melo Carvalho (1914-1994) e do ornitólogo Fernando da Costa Novaes (1927-2004). O relato dessa excursão constitui até hoje o mais completo documento sobre a vida e os costumes da população local, a caça, a pesca e sobretudo a fauna silvestre.

Descobrindo acervos do Museu Nacional
Jogo de cartas educativo, no qual os personagens principais são o sapo Pingo de Ouro, o Fóssil da Berthasaura, o Mamulengo, o Polvo e o Amuleto.

Entre melodias e disfarces: o mundo dos grilos, louva-deus e bichos-pau
Conheça as características notáveis desses insetos, como a produção de som nos grilos e a grande capacidade de camuflagem no ambiente, seja para predar (louva-deus) ou escapar de predadores (bichos-pau).

Esponjas do Brasil. Quem são? Quantas são? Como as estudamos?
Exposição de esponjas marinhas e de água-doce. O público poderá fazer sua própria lâmina de espículas dissociadas (componentes do esqueleto) para análise ao microscópio.

Etnobotânica por aí
Peças do cotidiano contextualizam a vocação da etnobotânica e seu desenvolvimento no espaço de um museu.

História de Naturalistas do Museu Nacional
Através de um acervo fotográfico, descubra a história de importantes naturalistas que passaram pelo Museu Nacional/UFRJ.

Lagarteando com o Museu Nacional
Conheça a ampla variedade de habitats e hábitos alimentares, assim como as incríveis adaptações morfológicas dos Lagartos do Brasil, por meio da coleção didática do setor de Herpetologia. Descubra como esses seres são importantes para o meio ambiente e para o entendimento do surgimento das Serpentes.

Livros vivos no Museu
Atores sociais contam sua história, interagindo diretamente com o ouvinte, venha conversar com Heloísa Bérenger, Programadora Visual na SGCOM/UFRJ, na apresentação ‘Um livro que conta a história dos livros”.

Meninas com Ciência – o projeto
A atividade apresenta o projeto Meninas com Ciência e realiza uma oficina com madeiras.

Mergulho nos recifes de coral
Exibição de esqueletos de corais e outros cnidários. Banners explicativos mostram quem são os principais construtores dos recifes, do que é composto um esqueleto de coral, quem vive no recife, a importância desse ecossistema e as principais ameaças que ele sofre.

Micromundo dos protistas, conhecendo a diversidade
Mostra de acervos revela a incrível diversidade e a importância dos protozoários de vida livre.

O Estudo dos Crustáceos
Os crustáceos são um grupo muito diverso em forma, e conhecidos pelo público em geral pelas espécies familiares: tatuis, tatuzinhos-de-jardim, camarões, caranguejos e lagostas. Hoje, são conhecidas cerca de 70 mil espécies em todo o mundo e cerca de 5 a 10x mais aguardam para serem descritas. Os crustáceos junto com os Insetos (Hexapoda) formam o grupo natural Pancrustacea que se originaram no mar, no período Cambriano, há cerca de 540 milhões de anos atrás. Venha descobrir mais sobre essas espécies.

O Resgate dos Acervos – O Museu que sobreviveu ao fogo
Descrição: A atividade apresentará o processo de salvamento do acervo após o incêndio, mostrando ao público peças da forma que foram recuperadas, peças que já foram tratadas e limpas, réplicas de peças do acervo e os equipamentos utilizados nos trabalhos.

Palinologia: a ciência dos grãos de pólen e esporos
A Palinologia é uma área da Botânica que se dedica a estudar os grãos de pólen e esporos. Descubra a importância do estudo das plantas e suas aplicações em áreas além da botânica. A atividade exibirá plantas vivas, lâminas preparadas no laboratório, modelos didáticos e jogos. Com auxílio de microscópio óptico, exibiremos lâminas contendo grãos de pólen.

Perfil Literário
Venha testar seus conhecimentos sobre literatura e ciência com o jogo Perfil Literário. Tente descobrir qual é o perfil secreto que está sendo perguntado para você a cada rodada!
Público-alvo: a partir de 10 anos

Que mamífero é esse?
Nesta atividade você conhecerá os Mamíferos do setor de Mastozoologia do Museu Nacional/UFRJ através de esqueletos e animais taxidermizados.

Quebrando o Gelo – Curiosidades sobre a Antártica
Já imaginou como ocorre a coleta de fósseis na Antártica? Venha descobrir através das experiências de pesquisadores do Projeto PALEOANTAR e de ferramentas, vestimentas e fósseis de animais e plantas que povoaram aquele continente há 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Quiz da Biblioteca do Museu Nacional
Descrição: Por meio de uma brincadeira de perguntas e respostas aprenda sobre diferentes temas.
Público-alvo: a partir de 8 anos

Saltando pelo universo anfíbio com o Museu Nacional
Descubra a diversidade de anfíbios encontrados no Brasil, através da coleção educativa do setor de Herpetologia. Os visitantes terão a oportunidade de observar de perto exemplares de espécies mais comuns.

Serpenteando com o Museu Nacional
Através da coleção didática, do setor de Herpetologia, e de um jogo da memória descubra a diversidade de serpentes do Brasil e suas diferenças.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE