Museu Nacional Vive

Perguntas Frequentes

É o resultado de uma cooperação técnica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale para coordenar as atividades de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.

Mais informações AQUI

 

  • Reconstruir e restaurar o Paço de São Cristóvão, sede do Museu Nacional/UFRJ;
  • Reformar o prédio anexo Alípio de Miranda Ribeiro;
  • Restaurar os jardins históricos localizados na Quinta da Boa Vista;
  • Desenvolver a nova museografia da instituição;
  • Reformar e a ampliar a Biblioteca Central do Museu Nacional/UFRJ;
  • Construir o Campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional/UFRJ.

O projeto conta com apoio financeiro do BNDES, patrocínio platina do Bradesco e Vale; patrocínio prata do Itaú; patrocínio bronze da Eletrobras; apoio da Rede Itaú, do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Congresso Nacional e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Acesse os Relatórios de Atividades do Projeto.

2020/2021 
2022
2023

Acompanhe a LINHA DO TEMPO da reconstrução.

 

Para 2026, estamos planejando a abertura de todo o bloco histórico do palácio. O Museu será inteiramente entregue à população em 2028. Acompanhe o Cronograma.

Até lá, seguiremos promovendo exposições e atividades educativas na Quinta da Boa Vista, outros centros culturais e museus do Rio de Janeiro e do Brasil.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.