Sexta edição do Festival Museu Nacional Vive acontece no domingo, 1º de setembro

No domingo (01/09), acontece a 6ª edição do Festival Museu Nacional Vive, iniciativa do Museu Nacional/UFRJ e das instituições que compõem o Projeto Museu Nacional Vive. O Festival conta com o envolvimento de pesquisadores e técnicos de todos os departamentos científicos da instituição e tem atraído milhares de pessoas à Quinta da Boa Vista. Nesta edição, 41 atrações educativas e culturais gratuitas serão realizadas a partir da 10h.

De acordo com Alexander Kellner, diretor da instituição, “eventos como este ajudam a reforçar a missão educativa do Museu Nacional, permitem o contato do público com os acervos da instituição, ampliam o acesso ao conhecimento científico e ao que estamos fazendo, em conjunto com os nossos parceiros, para reconstruir e devolver o Museu à sociedade”.

Na tenda científica, que funcionará até às 16h, será possível saber mais sobre as diferentes coleções do Museu, ter contato com fósseis, minerais, exemplares botânicos, seres vivos ou preservados.  Um dos destaques desta edição é a atividade “COL-DIGI – Digitalizando os acervos do Museu Nacional/UFRJ”, na qual o público poderá conhecer detalhes e procedimentos relacionados a este trabalho, além de aprender sobre a importância da preservação de coleções.

A partir das 10h30, a tenda cultural oferece programação para todas as idades:  uma apresentação do UniCirco Marcos Frota; a pré-estreia da peça infantojuvenilA Intrépida Revoada de Maçarica e Batuíra” (Instituto Ciência Hoje e Trêstada); uma oficina de jongo com representantes do Quilombo Camorim; e uma roda de samba com o grupo Terreiro de Crioulo.

Visitas educativas ao Horto Botânico, à Quinta da Boa Vista e à exposição “Um Museu de Descobertas”, que apresenta acervos de diferentes pesquisas científicas do Museu também integram a programação. Outro destaque é o lançamento da mostra “Linha do Tempo da Reconstrução” que, por meio de fotografias e QR Codes para vídeos, convida a comunidade a saber mais sobre as obras e projetos que estão em andamento para reconstruir o Museu.

O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h30.

A programação é inteiramente gratuita e para todas as idades. Confira e programe-se para participar!

PROGRAMAÇÃO GRATUITA
1º de setembro
Quinta da Boa Vista

TENDA CIENTÍFICA