Webinar propõe discussões sobre o futuro do Museu Nacional/UFRJ

Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus é tema do 2º Webinar do Projeto Museu Nacional Vive

O Projeto Museu Nacional Vive avança em seu programa de diálogos com a sociedade sobre a reconstrução do Museu Nacional/UFRJ e realiza, no próximo dia 06 de julho, quarta-feira, às 10h, o webinar “Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus”.

Quais caminhos podem ser apontados para a gestão e o equilíbrio financeiro do Museu Nacional/UFRJ após sua reinauguração? Por meio de palestras de diretores de centros culturais e instituições que promovem o desenvolvimento e fomentam a cultura brasileira, o Projeto Museu Nacional Vive realiza este segundo webinar que faz parte do programa de diálogos com a sociedade, proposto pelo Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive. Coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esse GT assume o desafio de apontar diretrizes para que o Museu Nacional/UFRJ tenha plenas condições de executar suas atividades a longo prazo.

“A realização de mais um webinar dedicado a pensar, com toda a sociedade, o futuro da nossa instituição, revela o sucesso deste modelo de governança que estamos construindo junto aos parceiros e que, com toda a certeza, vai nos ajudar a fazer um museu cada vez mais sustentável, inovador, com capacidade de responder aos desafios da gestão contemporânea”, destaca o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner.

Estarão reunidos no YouTube do Museu Nacional/UFRJ a advogada Juliana Sá, diretora vice-presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – primeiro museu do país a constituir um fundo patrimonial; Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES e responsável por ações de financiamento inovadoras como Matchfunding BNDES+; Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale, instituição que integra a governança do Projeto Museu Nacional Vive; e Eduardo Saron, dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

“O BNDES tem 24 anos dedicados ao apoio ao patrimônio histórico brasileiro. Nessa trajetória temos estimulado, cada vez mais, que as instituições culturais planejem ações efetivas para assegurar a sua sustentabilidade financeira a longo prazo. Engajar a sociedade e construir relações de confiança são elementos essenciais nesse processo, sendo a base para ampliar as fontes de recursos e os mantenedores. O Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive endereça esse desafio, debatendo os aspectos de governança, gestão e novas fontes de captação de recursos”, explica Luciane Gorgulho.

SERVIÇO
2º Webinar do Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive

Tema: Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus
Quando: 06 de julho de 2021, terça-feira, às 10h.
Transmissão ao vivo pelo canal do Museu Nacional/UFRJ no Youtube:
www.youtube.com/museunacionalufrjoficial

SOBRE O PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE

Em resposta ao enorme desafio de reconstrução do Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive que, atualmente, conta com o patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.