Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive faz balanço positivo das ações

Uma das marcas do processo de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ é o trabalho integrado entre especialistas da Universidade e de instituições como a UNESCO e o Instituto Cultural Vale, que também integram o Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive.

Reunião aconteceu de forma presencial, na Reitoria da UFRJ. Créditos: Felipe Cohen

Na última quarta-feira (23), aconteceu a 21ª reunião deste comitê, a instância que coordena, monitora e toma decisões estratégicas sobre obras, projetos e parcerias. O recém-empossado reitor da UFRJ, Roberto Medronho, participou pela primeira vez do fórum deliberativo e destacou “a confiança no conjunto de especialistas e trabalhadores que estão se dedicando, no dia a dia, a reconstruir o Museu”.

Ao longo do encontro, a gerente executiva do Projeto, Lucia Basto, compartilhou os mais recentes avanços na restauração da sede do Museu, como a recuperação estrutural dos blocos laterais do palácio, que está em andamento.

Ao final do encontro, o reitor da UFRJ comentou do entusiasmo de passar a integrar o Comitê: “Estamos entusiasmados e muito confiantes de que, com o empenho desse conjunto de especialistas, parceiros e patrocinadores, vamos seguir avançando e devolver esta joia da UFRJ e do Brasil à sociedade”, comentou o reitor. 

Dentre os membros titulares e suplentes do Comitê, participaram desta reunião: o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner; a vice-reitora da UFRJ, Cássia Curan Turci; a coordenadora do setor de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula; o Diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto;  aVice-presidente do Conselho Estratégico do Instituto Cultural Vale, Flavia Constant; o professor João Carlos Ferraz, do Instituto de Economia da UFRJ; Ronaldo Fernandes, Diretor Adjunto Técnico-Científico do Museu Nacional; e Christine Ruta, Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Representando outras instâncias do Projeto, também contribuíram com as discussões nesta data a presidente da Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN), Mariângela Menezes; e Luciana Gorgulho, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE