Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

Comitiva do IPHAN visita as obras no Museu Nacional/UFRJ

Na última sexta-feira (03), uma comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez uma visita oficial às obras de restauração do Paço de São Cristóvão, a sede do Museu Nacional/UFRJ.

Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Acompanhado por integrantes do Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive e da diretoria do Museu, o presidente do IPHAN, Leandro Grass, percorreu diversos setores do palácio, incluindo algumas áreas de monitoramento arqueológico.

Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Na ocasião, a comitiva também teve a oportunidade de conhecer melhor as premissas e alguns detalhes técnicos dos projetos de arquitetura, restauro e museografia, que estão em desenvolvimento.

Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Aceitando o convite de Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ, o presidente do IPHAN manifestou o compromisso de fazer parte do Comitê Institucional do Projeto Museu Nacional Vive e colocou o órgão à disposição da reconstrução do Museu: “Quero agradecer e parabenizar a todos que estão liderando essa construção, esta governança inovadora e que, certamente, vai inspirar outros desafios que temos pela frente. Vamos integrar o Comitê Institucional e, com essa participação, podemos instituir um comitê de acompanhamento com duas frentes. Uma central (nível federal) que dê suporte técnico e de articulação; e uma de nível local, com servidores aqui no Rio de Janeiro que acompanharão diariamente as ações, para não deixar nenhum processo atrasar ou ficar sem resposta”, destacou Leandro.

Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Ao lado dos diretores Andrey Schlee (Patrimônio Material e Fiscalização/IPHAN), Deyvesson Gusmão (Patrimônio Imaterial/IPHAN) e Desiree Tozi (Cooperação e Fomento/IPHAN), o presidente afirmou ainda que irá “ativar todas as frentes da instituição para que esse Projeto se consolide” e que é “uma felicidade vir, presenciar e reintegrar o IPHAN nesse desafio coletivo”.

Também participaram do encontro a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho; a coordenadora do setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula; o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto; a Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho; a presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional (SAMN), Mariângela Menezes; e a Gerente Executiva do Projeto Museu Nacional Vive, Lucia Basto; além de representantes da direção e departamentos do Museu, consultores e projetistas.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE