Comitiva do IPHAN visita as obras no Museu Nacional/UFRJ
Na última sexta-feira (03), uma comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez uma visita oficial às obras de restauração do Paço de São Cristóvão, a sede do Museu Nacional/UFRJ.
Acompanhado por integrantes do Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive e da diretoria do Museu, o presidente do IPHAN, Leandro Grass, percorreu diversos setores do palácio, incluindo algumas áreas de monitoramento arqueológico.
Na ocasião, a comitiva também teve a oportunidade de conhecer melhor as premissas e alguns detalhes técnicos dos projetos de arquitetura, restauro e museografia, que estão em desenvolvimento.
Aceitando o convite de Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ, o presidente do IPHAN manifestou o compromisso de fazer parte do Comitê Institucional do Projeto Museu Nacional Vive e colocou o órgão à disposição da reconstrução do Museu: “Quero agradecer e parabenizar a todos que estão liderando essa construção, esta governança inovadora e que, certamente, vai inspirar outros desafios que temos pela frente. Vamos integrar o Comitê Institucional e, com essa participação, podemos instituir um comitê de acompanhamento com duas frentes. Uma central (nível federal) que dê suporte técnico e de articulação; e uma de nível local, com servidores aqui no Rio de Janeiro que acompanharão diariamente as ações, para não deixar nenhum processo atrasar ou ficar sem resposta”, destacou Leandro.
Ao lado dos diretores Andrey Schlee (Patrimônio Material e Fiscalização/IPHAN), Deyvesson Gusmão (Patrimônio Imaterial/IPHAN) e Desiree Tozi (Cooperação e Fomento/IPHAN), o presidente afirmou ainda que irá “ativar todas as frentes da instituição para que esse Projeto se consolide” e que é “uma felicidade vir, presenciar e reintegrar o IPHAN nesse desafio coletivo”.
Também participaram do encontro a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho; a coordenadora do setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula; o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto; a Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho; a presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional (SAMN), Mariângela Menezes; e a Gerente Executiva do Projeto Museu Nacional Vive, Lucia Basto; além de representantes da direção e departamentos do Museu, consultores e projetistas.