Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

Visite a mostra “Os Primeiros Brasileiros”

Exposição virtual com a coleção indígena do Museu Nacional/UFRJ que não foi alncançada pelo incêndio foi realizada com o incentivo do Projeto Museu Nacional Vive

Painéis históricos, músicas, filmes e fotografias que registram a diversidade e as narrativas dos povos indígenas compõem a exposição Os Primeiros Brasileiros. Concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ) em estreita parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), a mostra já foi apreciada por mais de 250 mil pessoas e, agora, ganha sua edição virtual.

Em 2018, quando ocorreu o incêndio no Museu Nacional, a coleção estava no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A última versão física da mostra ocupou oArquivo Nacional (RJ) em 2019, e precisou ser fechada ao público em março do ano passado, no contexto de enfrentamento à pandemia da COVID-19. Esta edição virtual, incentivada pelo Projeto Museu Nacional Vive (cooperação técnica entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale), surge em meio aos esforços pela reconstrução do Museu e convida toda a sociedade a manter vivo o contato com este importante acervo.

Segundo João Pacheco, “a exposição, por meio da consideração dos povos indígenas do Nordeste, representa um mergulho na história do Brasil, recupera a exuberância dessas populações ao início da colonização, mostra as formas de dominação a que foram submetidas, exibe a força e a vitalidade de sua produção cultural. Ao fim, aponta o protagonismo desses povos e comunidades na contemporaneidade, colocando em prática uma nova forma de cidadania, que colabora com a construção de um projeto de nação pluriétnica e multicultural”.  

Para despertar novas emoções e perspectivas sobre os indígenas, a exposição propõe uma imersão em imagens, textos e trilhas sonoras, apresentadas em quatro momentos: o primeiro encontro, a armadilha da colonização, o mundo indígena e as formas contemporâneas de cidadania.

Cerca de 180 imagens de materiais históricos e contemporâneos, 12 trilhas sonoras e 05 filmes compõem os ambientes. Fotografias e descrições de artefatos que não foram alcançados pelo incêndio, como um manto tupinambá, máscaras rituais, armadilhas, objetos musicais e armamentos ilustram a riqueza da coleção. Um dos aspectos diferenciais desta edição é o maior espaço dedicado a narrativas e representações indígenas do nosso tempo, seja por meio de vídeos-depoimentos ou galerias com imagens dos diversos povos.

Com foco no potencial educativo do Museu, foi desenvolvido um “Guia Didático para Educadores”, com referenciais teóricos e sugestões de atividades práticas para coordenadores pedagógicos e professores, que poderão ser desenvolvidas em salas de aula físicas ou digitais. O acesso é gratuito e liberado.

“Essa exposição virtual é mais um exemplo da resiliência do Museu Nacional, que mesmo diante de todas as adversidades, consegue apresentar ao público um produto de alta qualidade. Ao disponibilizar essa exposição virtual, multimídia e gratuita, com suporte aos educadores, estamos ampliando o acesso da missão educativa, científica e cultural do nosso museu de história natural e de antropologia, atravessando as fronteiras do Rio de Janeiro”, destaca o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner. E completa: “Tudo isso graças à dedicação dos nossos diferentes especialistas e dos nossos parceiros tão essenciais, que apoiaram e trabalharam em conjunto com o curador e sua equipe, buscando estimular importantes reflexões nas aulas, a partir dessa experiência de encantamento sobre os saberes tradicionais e científicos”.

Visite a exposição Os Primeiros Brasileiros! Ao final da experiência, o aproveite para avaliar, sugerir novos temas e colaborar com as futuras exposições do Museu Nacional/UFRJ. 

SOBRE O PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE

Em resposta ao enorme desafio de reconstrução do Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive que, atualmente, conta com o patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE