Exposições e atividades educativas animam a Quinta da Boa Vista

A programação gratuita do Projeto Museu Nacional Vive segue atraindo públicos de todas as idades ao parque da Quinta da Boa Vista, que abriga o Paço de São Cristóvão (sede do Museu Nacional/UFRJ). Exposições temporárias e um conjunto de atividades educativas voltadas para crianças são as atrações.

Crianças entram em contato com acervos do Museu. (Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV)

No entorno do palácio, mais precisamente na alameda ao lado do Jardim Terraço, está instalada a exposição a céu aberto Museu Nacional Vive, com painéis e fotografias que destacam a história e a reconstrução da instituição. Já a mostra Recompõe.Mineralogia, com 17 peças de pequeno e grande portes, está ocupando o hall de entrada do palácio (sala do meteorito Bendegó). Pela primeira vez após o incêndio de 2018, o público pode se aproximar do prédio e observar – de suas portas centrais – um conjunto diverso de minerais resgatados e novos itens recentemente adquiridos com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Exposição a céu aberto (Polo Memória). Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Aos finais de semana, visitas mediadas e diversas ações educativas ganham destaque. Confira a programação completa e participe! As ações acontecem em áreas abertas. Por isso que, em caso de chuvas, elas não poderão ser realizadas.

PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO | MUSEU NACIONAL VIVE

EXPOSIÇÕES
– Recompõe.Mineralogia (em cartaz até 07 de março, no Paço de São Cristóvão) | Das 9h às 17h
– Exposição a céu aberto Museu Nacional Vive (em cartaz até 26 de fevereiro, na alameda ao lado do Jardim Terraço | Das 9h às 17h

AÇÕES EDUCATIVAS

– Visitas mediadas às exposições

Todas as quintas e sextas-feiras, sob demanda, sem agendamento prévio

Colecionando histórias do Museu Nacional
Um convite para explorar e organizar uma coleção científica, com fósseis, animais, minerais e outros itens surpreendentes. Vamos conhecer a história do Meteorito Bendegó, da Coleção Egípcia e desvendar alguns dos seus segredos. Participe e se torne colecionador(a) por um dia!
Sábado (04/02) | Das 9h às 12h e 14h às 17h

– Brincando com sombras: personagens do Museu Nacional
Venha confeccionar personagens incríveis do Museu e, brincando com sombras, conhecer um pouco mais sobre a suas características e histórias.
Domingo (05/02) | 10h
Sábado (11/02) | 16h
Domingo (26/02) | 11h e 16h

Contação de História: a pedra que caiu do céu
Com a linguagem delicada e imaginativa do Teatro de Sombras, apresentaremos ao público “A pedra que caiu do céu”. O meteorito Bendegó, uma das peças mais emblemáticas da coleção do Museu Nacional, foi encontrado em 1784 próximo à cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, por Domingos da Motta Botelho, um menino que pastoreava gado em uma fazenda local. É a partir desse acontecimento que a equipe de educadores conta a história de Bendegó e de como ele foi trazido para o Rio de Janeiro.
Domingo (05/2) | 15h
Sábado (11/02) | 15h
Domingo (26/02) | 10h e 15h

Caça ao Tesouro. (Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV)

– Caça ao Tesouro do Museu Nacional
Desvende uma série de pistas em busca do Tesouro do Museu Nacional. Venha investigar sobre os fósseis, animais, minerais e outros itens surpreendentes da coleção do museu e descobrir alguns dos seus segredos.
Domingo (12/02) | 15h

– Juntando as peças do Museu Nacional
Conheça como estamos recompondo as coleções do Museu e explore peças resgatadas após o incêndio de 2018. Vamos recriá-las montando quebra-cabeças japoneses surpreendentes, chamados Tangrans. Participe e seja restaurador(a) por um dia!
Sábado (25/02) | Das 9h às 12h e 14h às 17h