Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaLinha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoEventosExposiçõesEducativoDiálogosDoaçãoCooperaçãoPatrocíniosInstitucionais

Notícias

Fórum da UNESCO discute proteção para museus

O diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner, participa do evento online na sexta-feira (24), a partir das 13h.

Entre os dias 23 e 24 de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) promove o 2º Fórum de Alto Nível sobre Museus da UNESCO. Com o tema Enfrentando os desafios pós-pandêmicos por meio da inovação e da inclusão, o encontro vai reunir especialistas e diretores de renomadas instituições museológicas de diversos países, e poderá ser acompanhado pelo público por meio do canal da UNESCO no Youtube.

Na sexta-feira (24), o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner, participa do debate “Museus em crise e conflitos”. O painel terá início às 13h e contará ainda com Mohammad Fahim Rahimi, diretor do Museu Nacional do Afeganistão; Samuel Sidibé, ex-diretor do Museu Nacional do Mali; e de Zaid Ghazi Saadallah, diretor do Museu de Mossul (Iraque). O encontro será mediado pelo Diretor de Cultura e Emergências da UNESCO, Lazare Eloundou, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para buscar formas concretas de proteção das instituições e de posicionamento dos museus como agentes de mudanças e construtores da paz.

O 2º Fórum de Alto Nível sobre Museus da UNESCO tem o patrocínio do Zhizheng Art Museum em Shenzhen (China) e vai discutir questões como futuro e sustentabilidade das instituições museológicas, promoção da inclusão e do acesso à cultura, auxílio a museus em emergência e promoção do uso de novas tecnologias no combate à exclusão digital.

Confira a Programação Completa do Fórum.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE