Ministro da Educação faz primeira visita oficial ao Museu Nacional/UFRJ

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (06) e conheceu de perto o projeto e as obras de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.

Ministro visitou módulos de departamentos científicos que estão em construção. Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Em sua primeira viagem oficial como ministro de Estado, Camilo visitou duas frentes de atuação do Projeto Museu Nacional Vive: a construção do Campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional; e a obra de restauração do Paço de São Cristóvão, sede da instituição bicentenária.

Visita às obras no Campus. Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV
Visita às obras no Paço de São Cristóvão. Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Em seu perfil oficial no Instagram, Camilo afirmou: “É importante que o país reconstrua o seu primeiro museu, que existe desde 1818 e é tombado pelo Iphan. Estamos diante da mais antiga instituição de pesquisa e ensino no campo das ciências naturais e antropológicas do Brasil. O Ministério da Educação segue preocupado em preservar a história do país. Nós precisamos devolver esse patrimônio o mais rápido possível ao povo brasileiro. Vamos nos empenhar para resgatar tudo o que ele representa para a nossa história e para a pesquisa nacional, dentro da maior universidade federal do país, que é a UFRJ“.

Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

Durante todo o percurso, o ministro foi guiado pela reitora da UFRJ e também secretária da educação superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, pelo vice-reitor em exercício da Reitoria, Carlos Frederico Leão Rocha, assim como pelo diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, que apresentaram detalhes e desafios da reconstrução.

A estrutura de governança e as principais conquistas até o momento, como a entrega da fachada principal do Museu inteiramente restaurada, foram apresentadas pela gerente executiva do Projeto, a arquiteta Lucia Basto. O compartilhamento de informações com o ministro alcançou ainda os temas das futuras exposições de longa duração do Museu, os desafios para a recomposição das coleções e as ações educativas que também estão em curso no âmbito do Projeto.

Representantes do Projeto Museu Nacional Vive e da UFRJ também acompanharam a visita do ministro. Da esquerda para a direita: Luciane Gorgulho, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES; Carlos Frederico Leão Rocha, vice-reitor em exercício da Reitoria; Flávia Constant, vice-presidente do Conselho Estratégico do Instituto Cultural Vale; Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ e secretária de ensino superior do MEC; Camilo Santana, ministro da Educação; Lucia Basto, gerente executiva do Projeto MNV; Alexander Kellner e Andrea Costa, diretor e vice-diretora do Museu Nacional/UFRJ. Créditos: Felipe Cohen

A visita oficial do ministro à UFRJ contemplou ainda o Parque Tecnológico da Universidade. No local, Camilo conheceu a estrutura da unidade, alguns projetos inovadores em desenvolvimento e ressaltou ainda que este “é momento para estimular também nossas empresas privadas a investir em inovação e em tecnologia, para que possamos desenvolver essa cultura de pesquisa e inovação em nosso país”.