Presidente Lula e ministros vistoriam obras no Museu Nacional

Na última quinta-feira (23/03), operários, comunidade acadêmica e os parceiros do Projeto Museu Nacional Vive recepcionaram uma comitiva do Governo Federal, que veio ao Rio de Janeiro vistoriar as obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão.

Entre as autoridades presentes, destaque para o Presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja; o ministro da Educação, Camilo Santana; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; a ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Lula com os trabalhadores da obra. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula conversou com os trabalhadores que atuam na reconstrução do Museu Nacional. Sentado na escadaria do prédio, fez perguntas sobre o dia a dia da obra e lamentou a destruição. “Um patrimônio que infelizmente se tornou mais um símbolo do descaso com a cultura e história no nosso país nos últimos anos”, afirmou. A comitiva presidencial percorreu diversas áreas do Palácio, conhecendo detalhes das intervenções já realizadas, como a restauração das fachadas e coberturas do bloco 1.

Lucia Basto (gerente executiva do Projeto) e Alexander Kellner (diretor do Museu Nacional), apresentaram as obras em andamento. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma mostra de acervos representativa dos quatro futuros circuitos expositivos do Museu foi apresentada ao Presidente.

Foto: Felipe Cohen/Projeto MNV

Um relato emocionante encerrou a visita no interior do Paço. A estudante de pós-graduação do Programa de Antropologia Social do Museu, Luana Braga Batista, agradeceu ao presidente e entregou-lhe uma placa feita a partir de madeira retirada do incêndio. Um vídeo deste momento especial está acessível aqui.

Foto: Felipe Cohen/Projeto MNV

Compromissos – Ao final da visita, o ministro Camilo Santana falou a respeito da importância da visita do presidente Lula às obras do museu. “A presença do Presidente da República, hoje, é exatamente para demonstrar o compromisso deste governo com a história deste país, com a ciência e com a cultura”. Camilo também citou as parcerias que o Ministério da Educação (MEC) tem buscado para financiar a reconstrução do patrimônio e garantiu que as obras do Museu Nacional do Rio de Janeiro serão concluídas até o final da atual gestão. “A ideia é que o presidente possa entregar essa obra à população ainda no seu mandato, já com visitação”, finalizou.

O orçamento total para recuperação é estimado em R$ 450 milhões. Deste total, R$ 180 milhões ainda precisam ser captados. Segundo o ministro Camilo Santana, a intenção do governo, sob orientação do presidente Lula, é envolver outros parceiros estatais e privados, a fim de garantir os recursos no menor prazo possível e finalizar as obras para visitação pública até abril de 2026. A cobertura e a fachada do Bloco 1 já estão em fase de conclusão e serão entregues em abril deste ano.

“Nossa intenção aqui é demonstrar o compromisso do Governo Federal com a história, a ciência e a cultura. Estamos conversando com instituições que possam complementar esses recursos”, afirmou Camilo Santana.