Programação gratuita celebra os 206 anos do Museu Nacional/UFRJ

Primeiro museu e primeira instituição científica do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ vai celebrar seus 206 anos com uma diversa programação educativa e cultural no domingo (09/06), na Quinta da Boa Vista. O evento é uma parceria com o Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Na Tenda Científica, que será instalada em frente à estátua de D. Pedro II, o público terá contato com acervos científicos e culturais do Museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afro-brasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes voltados à interação entre pesquisadores do Museu e a comunidade.

Tenda científica exibe acervos do Museu. Foto: Raphael Pizzino/UFRJ

A programação cultural tem atrações para todas as idades. Participando pela primeira vez de um evento do Museu, as crianças do Quilombo Sobara de Araruama vão apresentar o seu Grupo Batuque Reciclado, a partir das 10h15. Na sequência, as acrobacias e as danças do UniCirco Marco Frota vão envolver o público. No período da tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga vai se espalhar pela Quinta da Boa Vista sob o comando do Bloco Cordão da Tia Juca e da Quadrilha Rastapé nas Alturas. Encerrando as atividades com uma roda de samba, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) se apresenta a partir das 15h30.

O grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)

“Vamos celebrar os 206 anos do nosso Museu Nacional com esse evento que já se tornou tradição. Estaremos de braços abertos para receber o público, mostrando que o primeiro museu do Brasil segue cientificamente relevante e presente no cotidiano da população. Todos serão bem-vindos, mas gostaríamos de convidar especialmente cariocas e turistas que ainda não tem o hábito de ir à Quinta da Boa Vista nos finais de semana. Venham ver o que os pesquisadores têm descoberto e os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão”, convida o professor Alexander Kellner, diretor do Museu.

De acordo com Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a realização do Aniversário “evidencia o compromisso das instituições parceiras do Museu não apenas com a evolução das obras e projetos técnicos, mas também com desenvolvimento de programas educativos, culturais e de integração entre o Museu e a comunidade”. O público também poderá visualizar a trajetória da reconstrução do Museu Nacional por meio de fotografias e vídeos sobre a evolução dos trabalhos para devolver a instituição à sociedade.

Todos os polos do evento estarão localizados na Alameda das Sapucaias, em frente ao Paço de São Cristóvão. (Foto: Raphael Pizzino/UFRJ)

O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h.

Confira a Programação:

folder do Festival Museu Nacional Vive de 2023

206 ANOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ
Domingo, 09/06/2024 | Quinta da Boa Vista

TENDA CIENTÍFICA
10h às 16h – Atividades educativas
Acervos dos diversos setores do Museu Nacional/UFRJ

TENDA CULTURAL
10h15 – Batuque reciclado – quilombo Sobara
11h30 – UniCirco Marcos Frota
13h – Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas
15h30 – Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)