Reconstrução do Museu Nacional/UFRJ avança

Neste 2 de setembro de 2023, marco dos cinco anos do incêndio que atingiu a sede do Museu Nacional/UFRJ, o Projeto Museu Nacional Vive lança um novo vídeo que revela os avanços das obras no Paço de São Cristóvão, Biblioteca Central e Campus de Pesquisa e Ensino. Confira:

Confira o status das obras e projetos em andamento:

PAÇO DE SÃO CRISTÓVÃO

A obra de restauração das fachadas e coberturas do bloco histórico (bloco 1) foi iniciada em setembro de 2021, após diversas ações emergenciais, execução de cobertura provisória, resgate de acervos e proteção de bens históricos e artísticos que sobreviveram ao incêndio. Em setembro de 2022, a fachada principal do palácio foi entregue à sociedade, juntamente com grande parte da cobertura do primeiro bloco já refeita e todas as esculturas de mármore restauradas. Situação do bloco histórico (bloco 1) em setembro de 2023:

• Todas as fachadas (frontal e laterais) estão restauradas
  • Todo o conjunto de ferragens e gradis recuperados
  • Alvenarias consolidadas
  • Todas as esquadrias recuperadas ou refeitas de acordo com referências originais
  • Telhados refeitos, que correspondem a 50% da totalidade do palácio
  • Novas coberturas em estrutura de aço instaladas
  • Novas lajes instaladas
  • Frisos e ornamentos históricos com volumetria recomposta e pintados
  • Reforço estrutural de vãos com sistema metálico
  • Esculturas centenárias de mármore de Carrara restauradas
  • Réplicas das esculturas produzidas e instaladas no coroamento do palácio

Neste momento, as obras estão acontecendo nos blocos 02 e 03 do Palácio, contemplando serviços como: proteção dos elementos que sobreviveram ao incêndio; proteção das escavações e prospecções arqueológicas; construção e impermeabilização de lajes de coberturas; regeneração de todas as alvenarias remanescentes. Esses serviços são fundamentais para a próxima etapa de obras, que prevê a restauração das fachadas, execução das coberturas e de reforços estruturais, entre outras ações.

BIBLIOTECA CENTRAL DO MUSEU NACIONAL/UFRJ

Localizada no Horto Botânico da Quinta da Boa Vista, a Biblioteca possui mais de 500 mil volumes, incluindo obras raras que pertenceram à família imperial. Em 2022, foram finalizadas as obras de reforma e ampliação na unidade, que ganhou mais 1.200 m² de área útil, auditório com 120 lugares, novas salas multiuso para aulas, leituras e guarda de publicações, gabinetes para professores, sala de audiovisual e laboratório de restauro e conservação. Um moderno sistema de prevenção e combate a incêndio foi instalado. Neste momento, estão sendo instalados elevadores e o sistema de ar-condicionado.

Sala multiuso da Biblioteca Central em agosto de 2023. Créditos: Felipe Cohen/Projeto MNV

CAMPUS DE PESQUISA E ENSINO MUSEU NACIONAL/UFRJ

A implementação do Campus de Pesquisa e Ensino Museu Nacional/UFRJ vai permitir que o Paço de São Cristóvão seja inteiramente dedicado a exposições e atividades educativas. O terreno de 44 mil m² ao lado da Quinta da Boa Vista já abriga o módulo administrativo do Museu, o Laboratório Central de Conservação e Restauração (LCCR). Um centro para visitação escolar foi construído e será aberto em 2023.Módulos para os departamentos de pesquisa estão em fase final de instalação.

Campus de Pesquisa e Ensino Museu Nacional em agosto de 2023. Créditos Felipe Cohen/Projeto MNV