Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Notícias

Retrospectiva 2023

Avanço nas obras e evolução dos projetos técnicos marcaram o quinto ano da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ

Na trajetória histórica do Museu Nacional/UFRJ, o ano de 2023 ficará marcado por significativos avanços na restauração do Paço de São Cristóvão e no desenvolvimento de projetos para garantir que o Museu seja devolvido à sociedade ainda mais acessível, seguro, diverso e sustentável.

Esse compromisso do Projeto Museu Nacional Vivecooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale – permeou a atuação dos mais de 200 profissionais que colaboram atualmente nas áreas de arquitetura, engenharia, restauro, preservação, museografia, pesquisas científicas, arqueologia, gestão de projetos, entre outras.

Em abril, foram concluídas as obras de restauração das fachadas e coberturas do bloco histórico do palácio. Um dos legados desta etapa foi o restabelecimento de 50% dos telhados de todo o Museu, cerca de 1.634m². Nos meses seguintes, os trabalhos evoluíram para os blocos laterais, resultando em alvenarias consolidadas, frisos e ornamentos históricos recompostos, novas lajes e platibanda.

Paço de São Cristóvão em dezembro de 2023. foto: Felipe Cohen/Projeto MNV

A ampliação do diálogo com instituições como os ministérios da Educação, da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é outra marca de 2023. Um símbolo dessa atuação mais próxima foi a incorporação de orientações do Iphan ao projeto de arquitetura e restauro do Paço de São Cristóvão, contribuindo para a aprovação das intervenções arquitetônicas apresentadas para os blocos 1 e 3 do monumento.

Representantes de instituições vizinhas ao Museu conheceram detalhes das obras e do projeto de reconstrução. foto: Diogo Vasconcellos/MN

Crianças, jovens e adultos também acompanharam mais de perto a reconstrução do Museu ao longo do ano, atendendo ao nosso chamado para participar de eventos educativos e culturais na Quinta da Boa Vista, como o Festival Museu Nacional Vive, realizado em parceria com os diversos setores da instituição.

Atividades educativas e culturais estiveram na programação do Festival Museu Nacional Vive. foto: Raphael Pizzino/UFRJ

Além de novas ações envolvendo diferentes públicos, ano de 2024 terá um ritmo intenso de obras, pois novos serviços já estão contratados. Entre eles, a restauração das fachadas e coberturas dos blocos 2 e 3, o restauro de pisos, pinturas e ornatos da sala do meteorito Bendegó; a restauração da escadaria monumental e a instalação de uma claraboia sobre o pátio.

Assista ao vídeo com a RETROSPECTIVA DO PROJETO em 2023:

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE