Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaLinha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoEventosExposiçõesEducativoDiálogosDoaçãoCooperaçãoPatrocíniosInstitucionais

Notícias

Webinar discute gestão e sustentabilidade de museus

Convidando a sociedade a participar da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ, o Projeto Museu Nacional Vive realiza na próxima sexta-feira, 30 de abril, o Webinar Modelos de gestão de museus e os desafios para a captação de recursos. O painel virtual com especialistas em gestão cultural será transmitido pelo canal do Museu Nacional no Youtube, a partir das 10h.

A proposta do evento foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade, instância da estrutura de governança do Projeto liderada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que tem como principal desafio apontar diretrizes para que o Museu Nacional tenha plenas condições de executar suas atividades. O Webinar deste mês é oprimeiro de um ciclo de seminários que almejam dar transparência e compartilhar com a sociedade diversos temas relacionados à gestão, governança e estratégias para a sustentabilidade financeira da instituição.

Com o objetivo de apresentar ao público diferentes modelos de gestão e ampliar o debate com os públicos interno e externo do Museu, o webinar vai contar com palestras da professora Rosário Ono, Diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo; de Paulo Vieira, Conselheiro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e Carlos Gradim, Diretor do Instituto Odeon, organização da sociedade civil que está à frente de projetos culturais incentivados do Museu de Arte do Rio, em parceria com Organização dos Estados Ibero-Americanos.

A moderação do painel será conduzida por Marcelo Araujo, Diretor Geral do Instituto Moreira Salles e Membro Independente do Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive. Participam ainda do evento o Diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner; a Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho; e a Diretora Executiva do Instituto Cultural Vale, Flávia Constant.

O Diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner, destaca o evento como “fundamental para pensarmos as necessidades da instituição após a sua inauguração”. Além disso, “trocar experiências com outros museus e institutos científicos e culturais nos enriquece e, certamente, vai nos auxiliar a tomar decisões importantes. Nunca é demais repetir que queremos ser um Museu de História Natural e Antropologia inovador, sustentável e acessível, que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência – cuja importância ficou ainda mais evidente nesse momento de pandemia -, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca, ao mesmo tempo que nos leve a sonhar”, complementa o Diretor.

O Gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES e coordenador do GT, Fabrício Brollo Dunham, ressalta que “o papel do GT de Segurança e Sustentabilidade é pensar no Museu após a sua reinauguração, avaliando os instrumentos financeiros, as estruturas de governança e as formas de engajamento com o público. É de hoje que precisamos planejar os meios, inclusive financeiros, para que o Museu desempenhe plenamente as suas atividades. O BNDES espera contribuir, com a sua experiência de 23 anos apoiando a recuperação do Patrimônio Cultural Brasileiro”.

SERVIÇO

1º Webinar do Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive
Tema: Modelos de gestão de museus e os desafios para a captação de recursos
Sexta-feira, 30 de abril de 2021 | Às 10h
Transmissão ao vivo pelo canal do Museu Nacional no Youtube: www.youtube.com/museunacionalufrjoficial

SOBRE O PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE

Em resposta ao enorme desafio da reconstrução do Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive que, atualmente, conta com o patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE