Minidoc registra a proteção de elementos artísticos e históricos

Está no ar o terceiro e último minidocumentário sobre a higienização e a proteção de elementos artísticos e históricos que resistiram ao incêndio no Museu Nacional/UFRJ. O vídeo evidencia o trabalho bastante especializado e minucioso executado em 29 ambientes do Paço de São Cristóvão e no Jardim das Princesas.

Os serviços resultaram ainda na produção de 45 moldes de ornamentos escultóricos e 75 modelos para reprodução de frisos, sancas, cimalhas e molduras. Fontes, guirlandas, bancos e tronos do Jardim também estão protegidos! Agora, o Paço de São Cristóvão está pronto para receber as obras de restauração das suas fachadas e coberturas. Confira:

A higienização e a proteção dos bens integrados foram executadas pela Construtora Biapó, vencedora de licitação coordenada pela UNESCO no Brasil. Os produtos gerados vão servir de subsídios para o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, restauro e complementares. Veja imagens e saiba mais AQUI

Esta é mais uma ação do Projeto Museu Nacional Vive, uma cooperação técnica entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale. A iniciativa conta com patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Ficha técnica (3º minidoc sobre proteção dos bens integrados):

Captação de imagens, montagem e finalização: Felipe Cohen
Edição e finalização: Gabriel Côrtes
Roteiro: Tiago Montenegro
Produção: Fabiana Lima
Música: Capricho de Raphael (Hamilton de Holanda, André Vasconcellos e Thiago da Serrinha)